top of page

O Convite de Jesus



28: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso  e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

30: Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.


Essa passagem, apesar de resumir-se em apenas três versículos, possui uma grande mensagem de Jesus Cristo para todos. Esses versículos além de muito comum e muito conhecido por todos, possui algo novo para as nossas vidas que podemos aprender hoje da parte do Senhor Jesus.

Jesus falou essas palavras registradas em Mateus 11;28-30 quando estava na Galiléia no ano 31. O apóstolo Mateus foi o único escritor dos Evangelhos que registrou esse convite especial de Jesus. Mateus era judeu e tinha sido cobrador de impostos. Por isso, ele sabia muito bem como o povo em geral era oprimido não só pelos impostos do governo romano, mas também pelo sistema religioso judaico da época.

No que tange à vida e ministério de Jesus Cristo, a Galiléia é sem dúvida a província de maior destaque em toda a antiga Palestina. Um local que aparece com freqüência no Novo Testamento. O nome “Galiléia” vem do hebraico גָּלִיל Galil, empregada desde o Antigo Testamento, que significa circulo ou distrito. 

Durante o Império Romano, a Galiléia foi governada por Herodes, o Grande, Herodes Antipas e Herodes Agripa. Nos tempos de Jesus, a Galiléia pertencia à tetrarquia de Herodes Antipas (4 d.C. a 30 d.C.).

As principais cidades da Galiléia no tempo de Jesus eram Cafarnaum, Betsaida, Magdala, Nazaré, Corazim, Caná, Naim, Tiberíades e Banias, a antiga Banéias, chamada no Novo Testamento de Cesaréia de Filipo.  

Portanto, essa foi a região em que Jesus Cristo cresceu e viveu a maior parte de seu ministério. Ao contrário do que muitos pensam, a Galileia não era exatamente uma região pouco desenvolvida, mas uma região que articulava intenso comércio devido à pesca e agricultura.



Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11;28). Neste versículo de nº 28, temos três situações que são:

1-CONVITE (Vinde a mim…)

2-PARA QUEM FOI DESTINADO (…todos os que estais cansados e sobrecarregados,…)

3-PROMESSA (…e eu vos aliviarei.)

O convite de Jesus, é um convite para a vida. É um convite que parte de Deus, pois sabemos que existem convites que não partem de Deus, mas parecem ser bons aos olhos. A Bíblia Sagrada nos diz que: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. (Provérbios 14:1).

No Jardim do Éden, um convite, destinado aos únicos humanos do jardim, foi feito pela serpente, e o casal Adão e Eva saborearem o fruto do conhecimento, o fruto proibido, com a promessa de serem iguais a Deus. Esse convite parecia, em primeiro momento, algo correto. Mas, o resultado disso tudo foi a ‘Condenação Eterna” de toda a humanidade, que só seria limpa anos mais tarde, através do sacrifício de Jesus na cruz do calvário, “Por que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3;16). 

Através deste convite Jesus Cristo não convida os que se acham bons, fortes e justos. O Versículo Bíblico diz que Cristo convida os que estão cansados, sobrecarregados, oprimidos. Também através deste convite podemos ser chamados para vida a eterna. Convite este que foi feito por Cristo através de três simples palavras: Vinde a mim. Jesus não diz: Irei até vós. Ele diz assim: Vinde a mim. Precisa-se sair do estado de acomodação, da zona de conforto e ir de encontro à Cristo.



A promessa do convite é o de alivio e descanso para o oprimido e sobrecarregado. Por tanto o convite está feito, não podemos negar. Mas um convite sempre tem condições para que seja cumprido em sua totalidade. No convite de Jesus não é diferente. Para que o convite seja atendido em sua totalidade, precisa-passar por um processo, que é descrito nos versículos subseqüentes. “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11;29-30).

A – VINDE: O convite é realizado; Jesus abre seu convite aos necessitados.

B – TOMAI: Apesar do convite parecer simples, ele não é. Seguir a Jesus não é deixar de carregar nossa luta, nossa cruz. Ao contrário do que podemos entender se lermos versículos isolados, Ele diz: Tomai sobre vós o meu jugo; Como sabemos, o Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado, ou uma carroça para carregar pesos e fardos. Esse jugo impossibilita que os animais andem para qualquer lado. Eles precisam seguir na mesma direção, pois se ocorrer ao contrário eles se esforçarão em vão, cansando-se e não indo a lugar nenhum. Quando as pessoas estão fora, distantes do convite de Cristo, não entram em consenso algum e tentam agir e irem cada um para o seu lado. Assim, logo vem a opressão, o cansaço espiritual, logo se cansam, pois carregam os fardos da vida além do que deveriam e suportariam e não chegam à lugar nenhum. Para aceitar o convite de Cristo, devemos nos submeter ao Jugo de Jesus e segui-lo.

C – APRENDEI: Além de se colocar no jugo de Cristo, devemos aprender com Ele. Jesus convida ao aprendizado. Ele não quer apenas que o sigamos sem entender nada. Não quer que façamos as coisas sem conhecimento. Ele nos convida ao aprendizado. Essa missão fica clara ao instruir os 12 em levar o evangelho a toda criatura. Jesus os ensinava como agir, como se portar e como enfrentar as dificuldades e tempestades. Eles estavam ao lado de Jesus, viveram os milagres dEle e com Ele, e com o tempo, estavam aptos a seguir e repassar esse ensinamento. E da mesma forma, devemos seguir e aprender com Cristo, a fim de levar o ensinamento dEle à toda criatura que pudermos alcançar, e assim, fortalecer o Reino de Deus.

D – ENCONTRAIS: O convite inicial tratava-se de levar alivio ao cansado, oprimido e sobrecarregado. Logo após isso ele mostra que para encontrar tal alivio era necessário que o jugo de Cristo fosse carregado. Parece incoerente prometer alivio a uma pessoa e ao mesmo tempo fazendo carregar mais peso. Mas quando se trata de Cristo, o que parece loucura aos nossos olhos é a libertação do povo de Deus.


Jesus aqui nesses versículos fala de opressão, lutas, cansaço espiritual. Podemos constatar que quantas pessoas nos dia de hoje ao redor deste mundo, devido às circunstancias da vida estão assim, devido a uma coisa ou outra estão assim: cansados espiritualmente, sobrecarregados, oprimidos, com um jugo desigual e um fardo pesado nas costas que está difícil de carregar, de suportar, e muitas vezes a pessoa diz que não suporta mais. A boa notícia é que Jesus neste momento lhe convida, Ele diz assim: “Vinde a mim, todos os que estais cansados, oprimidos e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei”. (Mateus 11;28).

Porque Jesus alivia aquele que está cansado, oprimido e sobrecarregado. E, Ele diz mais, Jesus diz assim também: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11;29-30). Esta é a promessa de Jesus para todos que vão até ele , ele alivia , por que ele mesmo diz: ...”Eu vos aliviarei”. (Mateus 11;28).

È assim que Jesus faz, como também já fez na vida de muitas pessoas que aceitaram o seu convite, pessoas que já foram tocadas e alcançadas pelo poder do Senhor e Salvador Jesus Cristo, e que depois que se dispuseram ir até Cristo, depois que a pessoa colocou a sua fé, a sua esperança, as suas expectativas em Jesus, Ele tirou a opressão, Jesus tirou o cansaço, tirou a sobrecarga, Jesus trouxe benção, paz, salvação.

 

Que o Senhor te abençoe!

Comments


LOGOTIPO PROJETO 1.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

O Projeto Semeando a Boa Semente é uma iniciativa de evangelização com o objetivo de divulgar e semear a Palavra de Deus, mostrar e também levar o Amor de Deus a todos, pois cremos que a Palavra de Deus tem o poder de suprir as necessidades da alma, transformar e salvar vidas. Receba a Palavra de Deus e também espalhe para mais pessoas, ajudando assim a transformar vidas através da boa semente que é a Palavra de Deus (Lucas 8;15).

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Blogger
  • Facebook
  • Whatsapp - Canal
  • X
  • Pinterest
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page